Glossário



AZTermDefinition
AAbrasãoErosão do leito rochoso produzida pela ação mecânica de fragmentos ou partículas transportadas pelas correntes eólicas (corrosão), fluviais, ondulação marinhas (abrasão marinha) ou pelo fluxo do gelo de glaciares.
AAlgas calcáriasPlantas marinhas com as suas paredes celulares impregnadas de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio, e que ocorrem nos oceanos desde a zona entre-marés até cerca dos 280 m de profundidade. Algumas espécies de algas calcárias formam rodólitos.
AAlquenonasAs alquenonas são compostos orgânicos produzidos por algumas espécies de fitoplâncton da classe Prymnesiophyceae. Foram descritas pela primeira vez em sedimentos oceânicos e são utilizadas em geoquímica para estimar a temperatura da água do mar na qual os organismos produtores de alquenonas cresceram.
AAluviãoSedimentos depositados pelos cursos de água, geralmente durante períodos de cheia. Podem ser constituídos por partículas finas a muito grosseiras e apresentar-se mais ou menos consolidado.
AAmbiente sedimentar ou deposicionalLocal onde ocorre deposição de material sedimentar. Pode ser continental, costeiro, marinho, fluvial ou lacustre. Quando se considera um ambiente sedimentar, consideram-se igualmente as suas condições físicas, químicas e biológicas.
AAragoniteMineral que constitui uma das formas cristalina do carbonato de cálcio (CaCO3) que se forma naturalmente por processos físicos ou biológicos. Cristaliza em sistema ortorrômbico. Alguns organismos produzem esqueletos ou conchas de composição aragonítica que, por ser metaestável, podem ser dissolvidos ou transformados em calcite (forma estável de carbonato de cálcio) após a morte do organismo.
BBatimetriaMedição da profundidade dos oceanos, lagos e rios, sendo expressa cartograficamente por curvas batimétricas (linhas de igual profundidade) com um dado espaçamento vertical (equidistância) que é escolhido em função do pormenor do levantamento e da escala do mapa batimétrico.
BBioclastoPartícula esquelética de natureza biológica maior que 2 mm, fragmentada ou inteira, articulada ou não, e com distintas composições químicas, onde pode ficar registada a atividade de agentes mecânicos (hidráulicos, eólicos), biológicos (predadores, incrustantes) ou químicos (dissolução), que atuam desde a morte do organismo até o seu enterramento.
BBivalve(s)São moluscos abundantes e diversos, constituídos por duas valvas calcárias que encerram as partes moles. As valvas articulam-se numa charneira que possui, geralmente, dentes, fechando-se devido à ação de dois músculos. A maior parte apresenta simetria bilateral, sendo o plano de simetria correspondente ao plano de separação das valvas. São animais maioritariamente marinhos, bênticos infaunais ou epifaunais, alimentando-se por filtragem.
BBriozoário(s)São animais invertebrados, sésseis e coloniais. O grupo é constituído por animais predominantemente encontrados em água salgada, mas também ocorrendo em água doce. No ambiente marinho podem ser encontrados em todas as profundidades, sendo, porém, mais comuns em águas litorais nos mares tropicais. Os briozoários marinhos possuem um esqueleto calcário e participam da construção de recifes.
Definition
Mostrando de 1 até 10 de 95 registos